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domingo, 10 de agosto de 2008

Uso da Informática na educação


A informática está presente em praticamente todas as atividades que envolvem nosso cotidiano. Mesmo tendo iniciado como um recurso utilizado apenas pelas universidades, em tempo bastante curto começou a se fazer presente em outros setores, como bancos, indústrias, comércio. Até quem não entende nada do assunto tem sua vida
dependente de computadores.
Era, portanto, uma questão de tempo para ser introduzido na educação como uma nova ferramenta de ensino e aprendizagem.
Ao contrário de outros países, que usaram e ainda usam o computador como substituto do professor no repasse de conhecimentos, exercícios e avaliação, no Brasil tem sido estimulado a ter outra função. A função é o de ser um recurso didático a mais a serviço da educação.
Inicialmente também foi empregado nas universidades, para depois começar a ser utilizado nas escolas de ensino médio e fundamental de todo o país.
Por ser um recurso relativamente caro, que necessita de manutenção e assessoria, as escolas particulares tiveram maior possibilidade de instalá-los. Os alunos dessas escolas, pelo melhor poder aquisitivo, tem em suas casas computadores para na aprendizagem a qualquer momento.
Nas escolas públicas estaduais e municipais, os computadores chegaram muito tarde, dependendo de programas próprios, verbas específicas, projetos de instalações adequadas e da burocracia.
Além disto, professores dispostos a mudarem seu sistema de trabalho e se abrirem para as novidades são uma minoria.
Faço esta análise baseada na minha experiência atual. Trabalho em uma escola municipal, cuja clientela é de alunos carentes. A escola é a melhor referência para a comunidade onde se encontra. Poucos alunos têm computadores pessoais, ou podem pagar um curso básico de informática. Quando freqüentam lanhouses, é para jogar ou falar com amigos. Para procurar assuntos trabalhados na escola chega a ser inédito.
No ano passado, a escola recebeu dez (poucos) computadores do Proinfo. Com a direção da escola, tentei receber doações de outros computadores, mas até agora só ganhamos três monitores. Mesmo assim, fiquei esperançosa e já planejava trabalhar com três alunos em cada um. Só que até hoje não foram instalados.
Uma sala específica deve ser construída, já que não há nenhum espaço disponível, mas por alguma burocracia ou outro motivo, as obras sequer iniciaram. Tenho medo que eles sejam retirados pelo Proinfo e que não haja laboratório de informática nunca.
Para trabalhar alguma coisa usando este recurso, peço para os poucos alunos que podem que o façam em suas casas. Criei um blog para que eles acessem quando freqüentam lanhouses, nem que seja para ver dicas de sites, de jogos pedagógicos, postarem suas poesias e desenhos, ou tecer comentários.
Embora eu esteja me preparando e atualizando para usar a informática como recurso pedagógico, não consigo colocar em prática. E, pelos relatos dos colegas aqui, percebo que nas escolas onde existem computadores funcionando, a maioria dos professores não os utiliza.
Concluindo, acho que falta disposição dos meus colegas em se atualizarem e verificarem o salto de qualidade que o ensino teria com o uso desta ferramenta e o aumento incontestável do interesse dos alunos pela aprendizagem.
E, infelizmente, falta interesse, visão e/ou boa intensão dos gestores responsáveis pela educação pública.


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