Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Notícia: INCLUSÃO DIGITAL

Educação
Sábado, 9 de agosto de 2008, 13h21 Atualizada às 13h21
Inclusão Digital atende recomendações da Unesco

Professores com novas habilidades e competências para oferecer melhores condições de educação aos alunos - é o que defende a Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, da Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco). O Programa de Inclusão Digital, do Ministério das Comunicações (MC), beneficia professores e alunos de baixa renda.
» Escolas públicas terão banda larga
» Instalação começa em 45 dias
» MEC: campo não tem acesso à educação

O ministério está conectando internet banda larga em todas as 142 mil escolas públicas federais, estaduais e municipais do país. O projeto começou este ano com a proposta do Ministério das Comunicações que mudou as obrigações de universalização das companhias telefônicas.

Até o final deste ano, serão conectadas cerca de 20 mil das 56 mil escolas urbanas; este total representa 80% dos alunos da rede pública. "Estamos concentrado todos os nossos esforços para levar as escolas públicas esta ferramenta extraordinária que é a internet de alta velocidade" afirma o ministro das comunicações Hélio Costa.

A informatização das escolas rurais vai ser mais demorada, segundo Hélio Costa, as dificuldades de acesso e a falta de recursos nessas regiões irão dificultar a implementação do projeto, mas o ministro salienta que todas as escolas serão atendidas.

O acesso à internet, beneficiará não só a comunidade escolar, mas a população próxima às escolas. Educadores serão capacitados para desenvolver o processo de aprendizagem.

O MC também desenvolve capacitação de professores e monitores e ainda oferece computadores móveis (lap-tops) a juros baixos, por meio das seis mil agências dos Correios, que entrega o equipamento na casa do professor.

As recomendações da Unesco, como apoiar a inclusão digital em comunidades pobres, vão ao encontro do projeto Telecentro Comunitário (espaço com conexão gratuita à internet). O MC acabou de distribuir um telecentro para cada um dos 5.565 municípios do Brasil e ainda conecta, aproximadamente, 3.600 pontos em todo o país, a maioria em regiões carentes.

O programa "Cidades Digitais" é outro exemplo. Em Belo Horizonte, além das escolas e órgãos públicos, as favelas estão recebendo sinal de banda larga sem fio. Segundo a Unesco, a expansão da banda larga proporciona à população carente acesso a cursos educacionais e profissionalizantes, e oportunidades que dificilmente teria se não fosse a internet.

Segundo o Ministro Hélio Costa "A possibilidade de acesso a informação pela internet, vai beneficiar à área de educação tanto para os alunos como vai contribuir para a capacitação dos professores". Todo projeto de banda larga nas escolas foi pensado para melhorar os índices de aproveitamento nas escolas e beneficiar os professores. afirma o ministro.

Os projetos do ministério da comunicação estão ligados aos projetos criados pelo ministério da Educação, em que todas estas ações estão relacionadas ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Este Plano tem como prioridade uma educação básica de qualidade.

Segundo o Ministério da Educação, "investir na educação básica significa investir na educação profissional e na educação superior porque elas estão ligadas, direta ou indiretamente. Significa também envolver todos - pais, alunos, professores e gestores - em iniciativas que busquem o sucesso e a permanência do aluno na escola".

Conheça alguns projetos vinculados ao Plano de Desenvolvimento da Educação, que oferecem inclusão digital:

Proinfo
Desenvolvido em parceria com estados e municípios, o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) instala computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais em redes públicas e oferece programas de capacitação a professores e agentes educacionais.

Os estados e municípios devem garantir a infra-estrutura adequada ao pleno funcionamento do programa, oferecer suporte técnico e manutenção dos equipamentos, além de capacitar os educadores no uso dos equipamentos e tecnologias.

As atividades de formação de professores tiveram início em março deste ano. Devem ser atendidos 80 mil profissionais por ano, até chegar a 240 mil em 2010. Os diretores também serão capacitados - 15 mil em 2008, 28 mil em 2009 e 28 mil em 2010. Nestes três anos, 1,8 milhão de alunos serão beneficiados.

Inclusão Digital
Uma parceria firmada entre os ministérios da Educação, Comunicações, Planejamento, Casa Civil e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai permitir a instalação de banda larga (conexão rápida de acesso à internet) em 56.685 escolas públicas de ensino básico. Com a expansão do serviço, 37,1 milhões de alunos serão atendidos nos próximos três anos.

Conteúdos Educacionais
O propósito é oferecer subsídios aos professores de língua portuguesa, matemática, física, química e biologia para a produção - de forma criativa e diversificada - de conteúdos nas áreas de rádio, TV, software e experimentos educacionais.

Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas na página do Ministério das comunicações www.mc.gov.br.

Redação Terra

Nenhum comentário: