PROJETO PEDAGÓGICO
MUDANÇAS DE ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Público Alvo: Turmas de alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, com três alunos surdos acompanhados por intérprete de Libras.
Duração: 2 semanas
Cronograma:
1ª semana: Pesquisa do conteúdo em livros da biblioteca da escola e na internet, no Laboratório de Informática.
2ª semana: Apresentação dos trabalhos no Laboratório de Ciências, com demonstrações práticas.
MUDANÇAS DE ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Público Alvo: Turmas de alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, com três alunos surdos acompanhados por intérprete de Libras.
Duração: 2 semanas
Cronograma:
1ª semana: Pesquisa do conteúdo em livros da biblioteca da escola e na internet, no Laboratório de Informática.
2ª semana: Apresentação dos trabalhos no Laboratório de Ciências, com demonstrações práticas.
Objetivo: a) Procurar na internet, e indicar para os colegas, sites com o conteúdo em questão; b) caracterizar as diferentes mudanças de estado (fases) da matéria; c) demonstrar, com experimentos práticos, as diferentes mudanças.
Recursos: Laboratório de Informática, Laboratório de Ciências, livros de Ciências, material para aula prática.
Conteúdos: Mudanças de estados físicos (fases) da matéria e os fatores que levam a essas mudanças.
Links: Serão indicados pelos alunos.
Metodologia: Os alunos, divididos em grupos de 4 componentes (grupos mistos de alunos com PNES ou não), pesquisarão o conteúdo nos sites indicados pelos alunos e em livros, na primeira semana. Na segunda semana, os grupos realizarão experimentos práticos, no Laboratório de Ciências. Durante todos os momentos, os alunos contarão com a ajuda e orientação do professor de Ciências, da intérprete e do técnico do Laboratório de Informática.
Resultados esperados: Ao final do trabalho, espera-se que as atividades desenvolvidas contribuam para o desenvolvimento da aprendizagem.
Avaliação: Os alunos serão acompanhados e avaliados pela evolução, individualmente e em grupos, execução da atividade prática, bem como discussões em sala de aula. Serão considerados a participação e comprometimento com o projeto proposto.
Relevância do projeto: O projeto permitirá que os alunos PNES, principalmente os alunos surdos, acompanhem com mais facilidade o conteúdo do que em uma aula tradicional expositiva (falada). Os alunos poderão acompanhar o conteúdo na internet, com figuras e explicações de fácil acesso e visualização. A atividade prática fará com que os alunos aprendam o conteúdo de maneira prática e mais interessante, motivando a integração com todos os colegas.
AVALIAÇÃO DO PROJETO PELA PROFESSORA
Depois de pesquisarem na internet, os alunos escolheram os sites abaixo. Elaboraram uma listagem, que continha suas dicas sobre o conteúdo que seria trabalhado. Depois de registrarem os assuntos, cada grupo elaborou e apresentou experimentos práticos.
Estes sites foram disponibilizados no blog da professora (Blog Trilegal http://trilegal.zip.net/) para consulta posterior.
Sites indicados pelos alunos:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/estados-fisicos-da-materia/estados-fisicos-da-materia-1.php
http://profmarialuiza.vilabol.uol.com.br/estados_materia.htm
http://www.ibep-nacional.com.br/eaprender/eugosto/multimidia/pags/ciencias_MudancasDeEstadoFisico.html
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/mudancadeestadofisico.php
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/marcirio/mudancas_estados/index_mudanca.htm
Considerei satisfatório e de bom nível o trabalho de procura de sites, de pesquisa do conteúdo e a execução das demonstrações práticas. Isto demonstra que, se os alunos tiverem a informática como recurso pedagógico disponível, bem como o material para pesquisa bibliográfica e iniciativa pessoal, as tarefas são realizadas de forma mais interessante e com melhor aproveitamento e envolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário